Quais são os sintomas da ansiedade?
Sente tremores, falta de ar, formigamento, tensão muscular, insônia ou palpítações? Entenda se o que você sente é ansiedade e saiba como é feito o diagnóstico e tratamento.
PSIQUIATRIA
Dr. Samuel Alexandre Campos
6/16/2023

Sintomas da ansiedade, como é feito o diagnóstico e tratamento.
A ansiedade é uma resposta natural do nosso corpo de antecipação de situações potencialmente desafiadoras ou de risco, para permitir maior preparo, atenção e segurança. Entretanto, essa resposta de forma desproporcional e persistente, pode se transformar em um transtorno que afeta muito a qualidade de vida e rendimento. Este artigo abordará de forma bastante simples e resumida os principais sintomas, como diagnosticar e tratamentos.
Causas:
As causas da ansiedade podem ser mistas e dificilmente únicas, em geral há fatores genéticos, experiências traumáticas, estresse, problemas familiares, escolares e no trabalho. Esses fatores influenciam sobre a regulação dos neurotransmissores e desencadeiam um desequilíbrio emocional.
Os transtornos de ansiedade são muito comuns e cerca de 1 em cada 5 pessoas no mundo apresentarão esse problema por ao menos uma fase da vida.
Clínica:
Os sintomas mais comuns incluem inquietação, pensamento acelerado de antecipação exagerando sempre o que pode vir a acontecer, cansaço, irritabilidade, baixa concentração, tensão muscular, insônia, palpitações, muito suor, sensação de sentir o coração bater forte (palpitações), formigamentos, dor de cabeça, tonturas, dor abdominal, diarreia, dores de cabeça, e falta de ar. Os sintomas costumam ser intensos e muitos pacientes confundem com quadros de AVC, infarto e outras doenças graves, o que aumenta mais ainda a ansiedade.
Diagnóstico:
O diagnóstico é clinico e realizado por profissionais capacitados, geralmente médicos e psicólogos. Inicialmente a equipe busca descartar causas físicas e podem realizar alguns exames de sangue, cardiológicos, entre outros, antes de confirmar que se trata de ansiedade. Será realizada uma avaliação meticulosa dos sintomas, fatores disparadores e gravidade do quadro para escolher qual o melhor plano de tratamento para o paciente.
Tratamento:
O tratamento da ansiedade envolve uma abordagem ampla, multidisciplinar e precisa levar em conta o estilo de vida, contexto social e econômico do paciente. Se você se identificou com alguns desses sintomas, busque ajuda de profissionais da saúde capacitados. O médico realizará a investigação inicial pertinente dos sintomas e encaminhar para suporte da equipe, te auxiliando nas mudanças de estilo de vida, desenvolvimento de técnicas de relaxamento, medidas para gerenciamento de estresse, estratégias para lidar com crises de ansiedade e remédios corretos, quando necessário.
Se você se interessou pelo assunto veja nosso artigo sobre técnicas de controle da ansiedade e agende uma consulta com um de nossos médicos.
SOBRE O AUTOR
Dr. Samuel Alexandre Campos
Fundador da DSAM Saúde, médico do trabalho do Hospital Anchieta, médico generalista com formação em medicina hiperbárica, pós-graduando em medicina do trabalho e complementações acadêmicas em saúde pública em Portugal. Ademais, possui experiência laboral em clínica de internação psiquiátrica, urgência e emergência. Prioriza a realização de um atendimento abrangente e humanizado, visando promover o bem-estar global de cada indivíduo

